10º Encontro por uma Cultura de Paz de Adamantina/SP: ações para promoção da vida e para prevenção do suicídio e de outras violências e 5º Simpósio Regional de Prevenção e Posvenção do Suicídio

A REDE PROMOVER VIDA realiza desde 2011, em data próxima a 10 de setembro, dia internacional de prevenção do suicídio, encontros para reflexões, interlocuções e ações sobre a promoção da vida, prevenção do suicídio e outras violências. Os encontros tem caráter comunitário e científico. A programação abrange diversas óticas para refletir e agir na promoção de saúde e prevenção do suicídio e outras violências, respeitando e propondo diálogo entre várias áreas do saber, bem como se materializa através de ações integradas e colaborativas de diversos profissionais, voluntários, estagiários, instituições, órgãos e municípios, resultando em um encontro de qualidade, sem custos aos participantes e com o objetivo precípuo de expandir reflexões e ações responsáveis. Para informações sobre o encontro/simpósio: nucleodepsicologia@fai.com.br Para informações sobre a Rede Promover Vida: promovervida@fai.com.br Bem vindos ao nosso encontro!

AO VIVO ATRAVÉS DOS CANAIS

CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO

Durante as transmissões será disponibilizado um link para que o participante registre sua presença, garantindo direito a um Certificado de Participação.

09/09/2021 - Quinta-Feira

08:10 - 08:50h

Abertura: Boas vindas, apresentação da Rede Promover Vida e do encontro.

09:00 - 10:00h

Mesa Redonda: Impacto do Comportamento Suicida.

Prof. Dr. Neury Botega (Campinas-SP)

Graduação em Medicina (1981), Residência Médica em Psiquiatria (1983) e Doutorado em Saúde Mental (1989) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-doutorado na Universidade de Londres (1991); Livre-Docência (1996) e Professor Titular (2003) na Unicamp. Livros publicados: A tristeza transforma, a depressão paralisa; Prática Psiquiátrica no Hospital Geral: Interconsulta e Emergência; Saúde Mental no Hospital Geral: Espaço para o Psíquico; Serviços de Saúde Mental no Hospital Geral; Crise suicida: avaliação e manejo; Telefonemas na Crise: Percursos e Desafios na Prevenção do Suicídio e Comportamento Suicida. Membro fundador e diretor da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio. Lecionou na Unicamp de 1986 a 2019. Atualmente trabalha em consultório e continua a dar cursos e palestras nas áreas especificadas.

10:10 - 12:10h

Mesa Redonda: Experiências Comunitárias em Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio.

A experiência de Osório/RS - Denize Beckel Amaral Prates A experiência de Brasília/DF - Fernanda Benquerer A experiência de Adamantina/SP e Região - Ana Vitória Salimon C. dos Santos

Prof.ª Ma. Ana Vitória Salimon-Santos

Psicóloga - CRP/06 32.355. Mestre e doutoranda em Psicologia (Unesp/Assis). Especialista em Psicologia Clínica, Psicologia Jurídica, Psicopedagogia e em Intervenção em autolesão, prevenção e posvenção do suicídio. Docente e coordenadora do Núcleo de Psicologia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI). Coordenadora do Serviço de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial à Comunidade Acadêmica da UniFAI. Articuladora da Rede Promover Vida. Diretora da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio

Psicóloga Denize Beckel Amaral Prates (Osório-RS)

Psicóloga-CRP 07/03824 desde 1986. Trabalhadora do SUS há mais de 30 anos, com vários cursos de aperfeiçoamento na área de gestão e políticas públicas. Especialista em Avaliação Psicológica; Formação em Terapia de Famílias e Casais; Especialista em Suicidologia e Comportamento Autolesivo. Atua na área clínica e educacional. Presidente do Comitê Municipal de Valorização da Vida e Prevenção e Posvenção do Suicídio de Osório e Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Osório. Criadora do projeto Acolhida, de promoção de saúde mental nas escolas e comunidade. Faz o Programa semanal na rádio Osório - ¨AbertaMente¨- sobre temas em saúde mental.

Ms. Fernanda Benquerer (Brasília-DF)

Médica psiquiatra, atua como Referência Técnica Distrital em Psiquiatria na Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, onde também preside o Comitê Permanente de Prevenção do Suicídio. É médica do Tribunal Superior Eleitoral. É Especialista em Ensino na Saúde e Mestre em Administração em Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faz parte da Diretoria da ABEPS no período 2020-2022.

14:00 - 15:10h

Mesa Redonda: O Núcleo de Prevenção à Violência (NPV) e sua articulação no cuidado às violências: relato de experiência.

Anahi Canguçu Marfinati, Aryel Ken Murasaki, Lucicléia Souza Lopes e Luciana da Silveira Martins Prado

Ms. Anahi Canguçu Marfinati (São Paulo-SP)

Doutoranda pela UNESP/Assis. Mestre em Psicologia (2012) na temática do autismo e seu desenvolvimento na psicanálise brasileira e Especialista em Saúde Mental para Equipes Multiprofissionais (2014). Psicóloga vinculada a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de São Paulo, integra os Grupos de Trabalho em Humanização, a Comissão em Cuidados Paliativos e o Núcleo de Prevenção à Violência (NPV) no Hospital. Atua no âmbito da psicologia em instituições, com foco em intervenções em situações de violência, pacientes com comportamento suicida, interface psicanálise-instituições e interlocução em saúde mental.

Terapeuta ocupacional Aryel Ken Murasaki (São Paulo-SP)

Terapeuta Ocupacional, especializado em Arteterapia, mestrando em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP). Terapeuta Ocupacional do Hospital Municipal Dr. Alexandre Zaio e do SAE Cidade Líder II em São Paulo.

Assistente Social Luciana da Silveira Martins Prado (São Paulo-SP)

Graduada em Serviço Social pela UNESP-Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Franca/SP, 2006. Atua na Vigilância Epidemiológica da Unidade de Vigilância em Saúde (UVis) Penha, São Paulo, sendo responsável pelas notificações de violência desde novembro de 2008.

Psicóloga Lucicléia Souza Lopes (São Paulo-SP)

Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar, Psicanalista. Psicóloga no Hospital Municipal Dr. Alexandre Zaio

15:20 - 16:00h

Palestra: Intervenções em situações de violência: quando a Saúde e a Assistência social se encontram.

Psicóloga Hellen Halivercy de Souza Janegitz (Assis-SP)

Mestranda (UNESP - Assis). especialista em Saúde Mental (Residência Multiprofissional-FAMEMA). psicóloga do CREAS de Assis - SP.

16:10 - 17:00h

Palestra: A rede como suporte à resiliência em situação de violência: fatores de risco e proteção.

Ms. Neli Henrique Caccozzi (Presidente Prudente-SP)

Doutoranda em Psicologia (UFSCar), Mestre em Educação (UNOESTE), Assistente Social (FPSS); Terapeuta de Família e Casal, Especialista em Terapia Comunitária (UNIFESP). Especialista no Enfrentamento da Violência contra Criança e Adolescente (PUC-PR), Docente em cursos de graduação e pós Graduação na área social, Capacitadora do programa CAPACITA-SUAS (MDS), coordenadora pedagógica do curso de Formação de Terapia familiar da Escola Paulista de Sociodrama Familiar Sistêmico - SP, Supervisora e Capacitadora de Projetos da Assistência Social, sócia titular da Associação Brasileira e Paulista de Terapia Familiar.

17:10 - 18:00h

Palestra: Violência: da revelação espontânea à escuta especializada: o que fazer.

Psicólogo Jenner Spirandelli (Adamantina-SP)

Psicólogo pela UniFAI e também tecnólogo em Processamento de Dados. Atuando na Assistência Social do município de Adamantina desde 2020. Participou ativamente na realização de Escuta Especializada de crianças e adolescentes no município e na elaboração do programa Família Acolhedora. Criador do ciclo de palestras para capacitação dos visitadores do programa Criança Feliz.

10/09/2021 - Sexta-Feira

07:40 - 08:00h

Abertura: Boas Vindas e Orientações

08:00 - 08:50h

Palestra: Saúde mental e acolhimento a crianças e adolescentes nas unidades educacionais.

Psicólogo Mário Augusto Vitoriano Almeida (São Paulo-SP)

Gestor do CONVIVA-SP. Titular de Cargo na Secretaria da Educação desde 1993. Psicólogo Clínico com Orientação em Psicanálise desde 1994.

09:00 - 09:50h

Palestra: Intervenções em crise: perspectivas dos e para os profissionais de saúde.

Prof. Dr. Thiago da Silva Domingos (São Paulo-SP)

Mestre e doutor em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

10:00 - 10:50h

Palestra: Prevenção de autolesão e suicídio em adolescentes.

Dr. Carlos Henrique Aragão Neto (Teresina-PI)

Psicólogo clínico com formação e especialização em tanatologia e curso de estudo do luto. Capacitação em psico-oncologia. Formação em abordagem humanista. Mestre em antropologia com dissertação intitulada "os aspectos socioantropológicos que contribuem para a tentativa de suicídio em Teresina-PI". Doutor em Psicologia Clínica e Cultura (UNB). Professor em cursos de formação, extensão e especialização. Palestrante sobre temas relacionados à tanatologia (em destaque suicídio e luto). Membro da IASP (International Association For Suicide Prevention). Membro da ABEPS (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio). Membro da ISSS (International Society For The Study Of Self-Injury).

11:00 - 11:50h

Palestra: Saúde Mental de universitários e possibilidades grupais de promoção de saúde.

Prof. Dr. Tales Vilela Santeiro (Uberaba-MG)

Professor Associado do Departamento de Psicologia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFTM. Líder do Grupo de Pesquisa Clínica psicanalítica: brincar aprender pensar. Avaliador de cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (desde 2006). Membro do Grupo de Trabalho Psicologia, Estética e Arte, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em tratamento e prevenção psicológica.

14:00 - 15:20h

Mesa Redonda: Suicídio e Rede de Apoio a Perdas Irreparáveis - API- como catalisa(dor) do luto.

Dra. Daniela Reis e Silva (Vitória -ES)

Psicóloga Clínica e Hospitalar. Mestre e Doutora em Psicologia Clínica (PUC/SP). Coordenadora da Rede API - Apoio a Perdas Irreparáveis/ES. Coordenadora do Grupo de Trabalho de Prevenção de Suicídio do Espírito Santo (GTPS-ES). Associada Fundadora e Diretora da Associação Brasileira de Prevenção de Suicídio (ABEPS) e da Associação Brasileira Multiprofissional sobre o Luto (ABMLuto). Diretora do Instituto Acalanto.

Psicóloga Gláucia Rezende Tavares (Belo Horizonte-MG)

Psicóloga clínica, atendimentos a adultos, casais e famílias. Cofundadora e presidente da Rede API - Apoio a Perdas (Ir) reparáveis. Organizadora dos livros: Do luto à luta e A vida continua.

15:30 - 16:20h

Palestra: CVV Uma Proposta de Vida.

Sra. Elódia Blanco (São Paulo-SP)

Voluntária do CVV.

16:30 - 17:20h

Palestra: Implantação da Posvenção do Suicídio em Marília

Psicóloga Luciana Z. Handa (Marília-SP)

CRP 06/143203. Psicóloga Clínica. Coordenadora do Grupo de Prevenção ao Suicídio de Marília-SP.

19:30h

Mesa Redonda: Suicídio e Comunicação.

Prof. Dr. Avimar Ferreira Junior (Salvador-BA)

Psicanalista, graduado em Psicologia pela PUC-GO, mestre em Educação pela UFG, doutor em Psicologia pela UFBA, em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da UFBA.

Prof. Dra. Fernanda Marquetti (São Paulo-SP)

Pós-doutorado, doutorado, mestrado e especialização em Saúde Pública pela Universidade São Paulo. Especialização em Saúde Mental pela Unesp-Botucatu. Terapeuta Ocupacional UFSCAR. Atuou como terapeuta ocupacional em equipamentos de saúde mental do SUS e como assessora de saúde nestas instituições. Docente em instituições privadas de ensino nos cursos de psicologia, terapia ocupacional e outros da área. Professora Associada (aposentada) da Universidade Federal de São Paulo na graduação e pós-graduação. Atualmente, pesquisadora na temática do suicídio, sendo que suas pesquisas se articulam na interface entre antropologia, psicanálise e saúde mental. Autora de livros e outras publicações nesta temática.