Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Central do Docente




CURSO DE EXTENSÃO

MODELO DE GESTÃO DE PROJETOS E EMPRESAS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTADO

 

JUSTIFICATIVAS:

A Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) consagrada pelo ensino de Graduação, formando profissionais em seus 30 cursos, com mais de 4 mil alunos, se destacando como autarquia municipal de sucesso no Brasil. Para fortalecer o seu ensino, pesquisa e extensão, a FAI estará criando o Centro de Inteligência de Gestão e Projetos e Empresas (INOVA-FAI) que auxiliará e prestará serviços para a criação e melhoria de empresas de base tecnológica, promovendo o desenvolvimento regional sustentado.

O INOVA-FAI possibilitará a integração dos alunos estagiários e pesquisadores nas áreas de Micro e Pequenas Empresas, Agronegócios e Agronomia, Saúde Animal, Saúde Pública, Impacto Ambiental e Resíduos, Inteligência Artificial, Direito Societário, Tecnológico e Ambiental e Publicidade e Propaganda oriundos dos cursos de Administração, Economia, Agronegócio, Agronomia, Engenharia Ambiental, Biologia, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, e Medicina Veterinária, Ciências da Computação, Análises de Sistemas, Matemática, Publicidade e Propaganda, dentre outros.

O Centro de Inteligência em Gestão de Projetos e Empresas terá uma função não só de geração de conhecimento, mas principalmente de capacitação de profissionais com formação aplicada para auxiliar ou criar novas empresas no Brasil para explorar o mundo sem limites do uso da Inovação Tecnológica para desenvolvimento regional sustentado.

Como consequência da criação do INOVA-FAI e capacitação dos alunos e pesquisadores será estimulada a demanda para a possível criação da Incubadora de Base Tecnológica e da Empresa Júnior da FAI para abrigar novas empresas e para prestar consultoria tecnologia para a região, respectivamente.

Com o objetivo de capacitar e integrar alunos, professores e empresários, a FAI promoverá o Curso de Extensão “MODELO DE GESTÃO DE PROJETOS E EMPRESAS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTADO”.

 

COORDENADORES:

Prof. Dr. Éder A. Giglioti, Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutro pela ESALQ/USP (Piracicaba). Foi Pesquisador da UFSCar durante 10 anos, Sócio Fundador da CanaVialis S.A., Genecana e Smartbio Tecnologia. Trabalhou na EMBRAPA por 3 anos em Gestão Estratégica da Tecnologia e Inovação. Consultor na área de Gestão da Tecnologia e Inovação, incluindo 3 incubadoras do SEBRAE, já aprovou mais de 10 projetos em órgão de incentivo ao desenvolvimento de novos produtos e serviços, incluindo CNPq, FAPESP e RHAE.

 

Prof. Dr. Francisco Regis Zago de Oliveira, graduado em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tupã, graduado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Letras e Educação, especialização em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, especialização em Análise Numérica pela Faculdade de Filosofia Ciências E Letras de Tupã, especialização em Algebra Linear e Aplicações pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, especialização em Tópicos Especiais Métodos Numéricos Para Sistemas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, especialização em Álgebra Linear pela Universidade Estadual de Londrina, especialização em Geometria Diferencial pela Universidade Estadual de Londrina, especialização em Variáveis Complexas pela Universidade Estadual de Londrina, especialização em Análise no Rn pela Universidade Estadual de Londrina e mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

 

PROFESSORES COORDENADORES DE ÁREA:

  • Micro e Pequena Empresa:
  • Agronomia e Agronegócio:
  • Saúde Animal:
  • Saúde Pública:
  • Modelagem Matemática:
  • Engenharias:
  • Impacto Ambiental e Resíduos:
  • Inteligência Artificial:
  • Direito Societário, Tecnológico e Ambiental:
  • Publicidade e Propaganda

 

PÚBLICO ALVO

Professores, alunos e empresários de qualquer área que pretendam ou já ingressaram na aventura do empreendedorismo, para criarem seu próprio negócio ou atuarem na gestão de projetos e empresas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Apresentar um modelo de Gestão de Projetos e Empresas
  • Preparar a FAI para a Criação do INOVA-FAI, Incubadora e Empresa Júnior
  • Fornecer as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da Gestão Estratégia e Tecnológia de Projetos e Empresas
  • Promover a melhoria do padrão técnico de profissionais que atuam ou pretendam atuar como gestores de projetos e de empresas
  • Capacitar professores, alunos e empresários para analisar, desenvolver e executar projetos de investimentos para a criação de novas empresas de base tecnológica
  • Proporcionar uma visão holística da moderna gestão da tecnologia e inovação para a promoção do desenvolvimento regional sustentado
  • Desenvolver métodos de Gestão da Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentado

 

INSCRIÇÕES

Clique aqui para efetuar a inscrição

 

VAGAS: 50 Vagas, sendo 5 para alunos de cada uma das áreas Micro e Pequena Empresa, Saúde Animal, Saúde Pública, Impacto Ambiental e Resíduos e Agrogenócio, Inteligência Artificial e Direito Societário, Tecnológico e Ambiental, mais 10 vagas para representantes de empresas da região.

 

CRITÉRIO DE SELEÇÃO

Indicação de orientador, análise curricular e entrevista, se necessário.

 

PROFESSOR: Prof. Dr. Éder Antônio Giglioti

 

METODOLOGIA:

Aulas Expositivas

Estudos de Caso

Exercícios Orientados

Estudo Dirigido

Trabalhos em Grupo

Relatos de Experiências dos Participantes

 

PROGRAMA / CARGA HORÁRIA

O programa é composto por 20 temas a serem abordados em 20 aulas de duas horas de duração, totalizando 40 horas de curso. Os temas serão ministrados semanalmente, toda quarta-feira das 17:00 às 19:00 horas no Campus II da FAI.

 

INÍCIO

Dia 12 de Março de 2014 (Turma Primeiro Semestre)

 

TEMAS AULAS

  1. Modelo de Promoção da Sustentabilidade Regional FAI– A Universidade Empreendedora
  2. Empreendedorismo de Base Tecnológica e o Desenvolvimento Sustentável
  3. Inovação e Competitividade
  4. Transformando Ideias em Oportunidades
  5. Dificuldades se tornam Oportunidades: Ex: Torrefadora de Café em Adamantina
  6. Ferramentas de Gestão da Tecnologia e Inovação nas Empresas (TEMA GUIDE)
  7. DIAGNÓSTICO: Métodos de Identificação de Oportunidades de Melhoria (Diagnóstico)
  8. RADAR TECNOLÓGICO FAI – Vigilância Tecnológica
  9. IMPLEMENTAÇÃO: Promovendo as Melhorias Diagnosticadas
  10. Recursos e Subsídios para Transformar Oportunidades em Empresas Lucrativas
  11. Mapeamento Tecnológico Empresarial da Nova Alta Paulista
  12. Portfólio de Projetos e Empresas
  13. Matriz de Atratividade para Avaliação e Seleção de Projetos e Empresas
  14. Elaboração de Projetos, Implantação e Melhoria de Empresas
  15. Check List para a Gestão de Projetos e Implantação de Empresas
  16. Check List para o Diagnóstico e Melhoria de Empresas
  17. Incubadora de Empresas de Base Tecnológica FAI– Capacitação e Inserção de Alunos
  18. Empresa Júnior FAI: Capacitando Graduandos e Desenvolvendo a Sociedade
  19. CASE SmartBio Tecnologia – Da FAI para a RIO + 20
  20. O Futuro a nós pertence: “Somos aquilo que  pensamos e queremos ser

 

CERTIFICADO

Ao final do curso será emitido Certificado de Conclusão a todos que entregarem 100% dos trabalhos e cumprir pelo menos 75% de frequência.

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados