Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno
Matricula:
Ano:
CPF:
Central do Docente
Identificação:
*Caro docente caso não tenha feito o recadastramento de sua senha,informe seu CPF no campo senha.
Senha:
NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

Gestão 2018/2019 da CIPA da UniFAI é eleita em votação eletrônica
A posse da nova diretoria do órgão será realizada no dia 19 de outubro
Quarta-Feira, 3 de Outubro de 2018
por Daniel Torres de Albuquerque
O processo eleitoral foi eletrônico e se deu por meio do hotsite www.unifai.com.br/cipa
foto de Divulgação

Foi eleita, por meio de votação eletrônica, a nova composição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), gestão 2018/2019.

A CIPA é composta por três membros efetivos e três membros suplentes indicados pelo empregador (Reitoria da UniFAI) e três membros efetivos e três membros suplentes eleitos pelos servidores da Instituição (por isso o processo eleitoral). O mandato é de um ano, sendo permitida apenas uma reeleição aos membros eleitos.

Foram eleitos como representantes dos servidores, pela ordem de votação, Elaine Cristina de Souza (técnica de laboratório do Câmpus II) com 38 votos, Odair Finotti Silva (vigia do Câmpus II) com 36 votos, Janaína dos Santos Costa (escriturária do Setor de Licitação do Câmpus I) com 35, Claudinei Pelae Jorge (responsável pela Conservação e Manutenção) com 35, Luis Gustavo Ribeiro (pintor e integrante da equipe de Manutenção) com 33 e Maria de Fátima da Silva Agostini (auxiliar de serviços gerais do Câmpus II) com 24 votos.

Para que a eleição se efetivasse era necessário haver os votos de pelo menos 51% dos funcionários da Instituição. O processo eleitoral foi eletrônico e se deu por meio do hotsite.

Segundo o edital do Processo Eleitoral da Comissão, poderiam se inscrever os servidores da Instituição que quisessem participar da CIPA, “onde se discute e se propõe medidas relativas à saúde e segurança dos trabalhadores, tenham interesse pela segurança, higiene e medicina do trabalho e que costumam trabalhar com segurança”.

Ainda segundo o edital, o treinamento dos membros da CIPA, gestão 2018/2019, terá carga horária de 20 horas e será realizado no período entre 20 de setembro e 18 de outubro. A posse da nova diretoria do órgão será realizada no dia 19 de outubro.

“Na gestão 2017/2018, nós cipeiros buscamos uma maior integração entre os funcionários, visando atender às necessidades e expectativas quanto à área de segurança e saúde na rotina de trabalho. Algumas ações que estavam pendentes já estão em andamento, assim como tivemos pedidos ainda não atendidos que serão passados a próxima gestão para a finalização dos mesmos”, declarou a presidente da CIPA, Elaine de Souza.

A CIPA

A CIPA tem por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos com a participação do maior número de trabalhadores, além de elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.

Outra responsabilidade da Comissão é participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho e realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes executa na UniFAI as ações de inspeções permanentes nos locais de trabalho, auxílio na implementação de novas ações de prevenção de acidentes, fiscalizações preventivas como em relação ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), supervisão do cumprimento das Ordens de Serviços (OS) e incentivo à participação dos trabalhadores nas campanhas internas de prevenção de acidentes do trabalho ou de qualidade de vida.

Atualmente a CIPA é presidida por Elaine Cristina de Souza, técnica de laboratório do Câmpus II. Como representantes do empregador (indicados pela Reitoria), além de Elaine, também compõem a CIPA os servidores Cíntia Daniele Minatel Bertozzi, técnica em laboratório do Câmpus II; Claudinei Pelae Jorge, responsável pela Conservação e Manutenção; Maria Luciana Capaldi, técnica em laboratório do Câmpus II; Leonardo Henrique Alves da Rocha, orientador de estágio do Câmpus III; e Daniel Torres de Albuquerque, jornalista da Rádio Cultura.

Como representantes dos empregados (eleitos por meio de votos dos servidores) estão Luis Gustavo Ribeiro, pintor e integrante da equipe de Manutenção; Tais Herrero Barragão Uranga, escriturária do Câmpus I; Odair Finotti Silva, vigia do Câmpus II; e Fernando dos Passos, técnico de Laboratório do Câmpus II.

“A CIPA é uma ponte entre os servidores e a direção e deve ser procurada para, sempre que possível, realizar as ações que previnam riscos aos servidores”, completou Elaine de Souza.

Mais informações sobre a CIPA e sobre o processo eleitoral do órgão podem ser obtidas no hotsite.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados