Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

Diretor da FAI abre o III Fórum Estadual das Instituições Municipais do Estado de São Paulo - IMES/SP
O Fórum recebeu apoio integral da Presidente do Conselho Estadual de Educação Guiomar Namo de Mello
Segunda-Feira, 12 de Novembro de 2012
por Fabricio Lopes
revisão de Comunicação FAI
Presidenta do CEE Guiomar Namo de Mello, Diretor da FAI e Conselheiro Márcio Cardim durante o Fórum das IMES
foto de Agência FAI

O Conselheiro e Diretor da FAI Prof. Dr. Márcio Cardim, a presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo-CEE, Guiomar Namo de Mello e a Vice-Presidente da Câmara Superior de Educação do CEE, Rose Neubauer, juntamente com os 30 dirigentes (Reitores e Diretores) das IMES/SP, estiveram reunidos nesta quinta-feira, 08/11/2012 na sala plenária Conselheiro Carlos Pasquale situada na praça da República em São Paulo, com o fim de realizar o III Fórum das IMES/SP. A FAI é quem organizou as três edições do Fórum, sob a Presidência do seu Diretor Geral.


O Fórum iniciou com Palestra proferida pelo Prof. Dr. Márcio Cardim que apresentou um histórico dos dois Encontros anteriores e registrou as conquistas efetivadas, sobretudo a sua nomeação para o CEE e a audiência pública realizada pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em 15 de agosto de 2012, para discussão do PROIMES, que visa a busca de bolsas de estudo para os alunos de graduação da FAI e das demais IMES do Estado. Ressaltou a importância do Fórum e seus desdobramentos para um futuro próximo, que acredita em grandes conquistas para a IMES, assim o movimento deve continuar cada vez mais forte.


A Presidente do CEE, Guiomar Namo de Mello, abriu oficialmente o Fórum, saudando a todos os presentes. Registrou a importância dos encontros entre as IMES e abriu a discussão sobre a Deliberação no 111/2012 do CEE, que dispõe sobre a formação de professores para a Educação Básica.

A Conselheira Rose Naubauer participou das discussões onde vários temas foram abordados, principalmente a duração dos cursos de Licenciaturas onde todos concordam que deveriam ser obrigatoriamente de 04 anos, mas esta é uma questão que deve ser levada ao Conselho Nacional de Educação. Discutiu-se a importância do apoio financeiro do governo estadual por meio de bolsas de estudos, pois as IMES enfrentam muitas dificuldades, dentre elas a concorrência desleal das Instituições particulares e que a formação de professores com qualidade de ensino depende de auxilio financeiro.

A Conselheira Rose Neubauer registrou que há alternativas de apoio, como, por exemplo, os alunos formados nas IMES que efetivamente se adequarem às orientações do CEE, com cursos de duração maior (3.200 horas), poderiam ter pontuação maior nos concursos públicos promovidos pelo governo federal do Estado de São Paulo, salientando ainda que o Fórum é um caminho importante para articulação entre as IMES e o governo, na busca de medidas efetivas para auxiliarem a manutenção dos Cursos de Licenciatura das IMES, com qualidade de ensino. Ressaltou-se que o auxilio financeiro do Estado para manutenção dos cursos de Licenciatura das IMES é emergencial e foi solicitado o apoio do CEE. As IMES estão dispostas a observar as exigências de qualidade propostas pelo CEE. Em contra partida urge disponibilizar recursos financeiros, através de bolsas para manter e expandir os cursos existentes, tratando-se a formação de bons profissionais uma questão de políticas públicas, mas que a questão é complexa e envolve a discussão da formação no ensino básico e a remuneração de professores. A Presidente do CEE afirmou apoio aos Cursos de Licenciatura das IMES, através de auxilio financeiro do governo do Estado de São Paulo. Afirmou também que as IMES estão sob a jurisdição do CEE e há interesse em fazer uma articulação para formação de professores com qualidade. Registrou que se trata de um momento novo, pois a formação de professores é um desafio mundial e o CEE apoiará as IMES e acompanhará seus representantes no pedido de apoio financeiro junto ao Secretário de Estado da Educação e do Governador do Estado, mas haverá maior rigor no que se refere à qualidade dos Cursos oferecidos pelas IMES. Os representantes das IMES registraram que não há resistência por parte das IMES, que a realidade é absolutamente preocupante, pois são Instituições de natureza jurídica pública, mas disputam alunos no mercado privado, havendo a necessidade de apoio financeiro do governo do Estado de São Paulo para própria sobrevivência das IMES e que o apoio financeiro não deve restringir-se aos cursos de formação de professores.


A Presidente do CEE Guiomar Namo de Mello reafirmou apoio as IMES sobe todas as questões discutidas no Fórum. A conselheira Rose Naubauer sugeriu uma reunião no dia 29 de novembro de 2012, às 10:00 horas, na sede do CEE, com o fim de sanar as dúvidas dos representantes das IMES sobre a Deliberação no 111/2012.


Finalizados os debates, ficou marcada a reunião sugerida pela Conselheira Rose, para discussão da Deliberação nº 111/12. Houve consenso de que as IMES de São Paulo são uma alternativa importante para concretizar a proposta de formação de professores com qualidade e que há necessidade do auxilio financeiro do governo do Estado de São Paulo, através de bolsas de estudo. Houve consenso de que o apoio não deve ser restrito aos Cursos de formação de professores, pois as IMES precisam de um apoio mais abrangente, através do PROIMES. Contudo, a formação de professores é prioridade para o CEE. O CEE registrou que apoiará formalmente as IMES, cujo instrumento de apoio será discutido com os demais Conselheiros do CEE. Após a formalização do apoio será marcada reunião com o Secretario de Estado da Educação e com o Governador do Estado de São Paulo, com a presença da Presidente do CEE, da Presidente da Câmara de Educação Superior do CEE e da Comissão que representa as IMES (Laura Viana, Márcio Cardim, Edson Kai, Eduardo Vella, Silvio Minciotti e Felício Muradi) para encaminhamento oficial do pleito. Ficou designado para abril de 2013, em data e horários a serem definidos, o próximo Fórum das IMES de São Paulo.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados