CENTRAL DE NOTÍCIAS DA FAI - Faculdades Adamantinenses Integradas (www.fai.com.br)

Conselho Universitário da UniFAI aprova implantação de cursos de pós na modalidade semipresencial

Decisão faz parte do projeto de implantação do Ensino a Distância (EaD) na Instituição

Segunda-Feira, 2 de Julho de 2018

Por Daniel Torres de Albuquerque - Colaborou: Prof. Dr. Estêvão Zilioli

Conselho Universitário da UniFAI aprova implantação de cursos de pós na modalidade semipresencial; na foto, o pró-reitor de Ensino Prof. Dr. Andrey Borges Teixeira, o vice-reitor Prof. Dr. Fábio Botteon, o reitor Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva e o coordenador do projeto de EaD Prof. Dr. Estêvão Zilioli
Foto de Jesana Lima

O Conselho Universitário (ConsU) do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) aprovou, em maio, a abertura de cursos de Pós-Graduação na modalidade semipresencial.

Os cursos já aprovados, para início em fevereiro de 2019, são de “Gestão Empresarial e Marketing”, “Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos” e “Tecnologia em Educação e Inovação”. Já o curso de “Nutrição Clínica e Gastronomia” tem seu projeto em fase de finalização e aguarda aprovação do ConsU.

A decisão, que também obteve aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UniFAI, faz parte do projeto de implantação do Ensino a Distância (EaD) na Instituição, que se dará a partir dos cursos de especialização para, na sequência, ser estendido para algumas opções também de Graduação.

“No cenário atual do mercado de trabalho, todas as carreiras foram redimensionadas pelo uso das tecnologias. Se a universidade pretende preparar seu aluno para o mercado de trabalho, uma de suas obrigações é participar dessa mudança na maneira de apresentar e discutir conteúdos. Da mesma forma que o uso de tecnologias aumentou a produtividade dos escritórios e indústrias, pode aumentar a qualidade da educação”, justificou o Prof. Dr. Estêvão Zilioli, responsável pelo projeto de EaD da UniFAI.

Na modalidade semipresencial ou híbrida o aluno faz uma parte das atividades no ambiente virtual, mas não deixa de ir para a sala de aula, discutir assuntos com os colegas e professores, realizar atividades práticas e aplicar metodologias ativas de ensino. “Não abriremos mão do contato ‘olho no olho’, mas os conteúdos expositivos serão transferidos para o ambiente virtual, por meio de leituras, fóruns, avaliações e videoaulas gravadas em nosso novo estúdio de TV”, acrescentou.

Nos novos cursos de Pós-Graduação, todo conteúdo será produzido pelos mesmos professores que vão para a sala de aula nos encontros presenciais. Além dos docentes da UniFAI, reconhecidos por sua competência e formação, a Instituição contará com professores convidados, profissionais que se destacam no mercado de trabalho e podem trazer experiências relevantes para os alunos.

“O Ensino a Distância é um caminho sem volta, mas isso não significa que ele não vá conviver com o ensino presencial. A UniFAI tem como maior compromisso a qualidade do ensino e inicia suas atividades de EaD com uma visão diferente dos grandes grupos educacionais que dominam esse mercado”, comentou o reitor Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva.

Estrutura

A plataforma escolhida para os conteúdos dados a distância é outro diferencial. A UniFAI se tornou parceira do Google for Education, um conjunto de aplicativos feitos especialmente para a educação pela gigante do Vale do Silício, nos Estados Unidos. Em todo o mundo, mais de 70 milhões de alunos e professores usam o Google for Education, tanto na educação a distância quanto na presencial.

“O Google for Education é uma plataforma educacional que oferece a professores e alunos uma experiência inovadora dentro e fora da sala de aula. O serviço conta com toda facilidade, simplicidade, e mobilidade dos produtos Google”, disse Zilioli.

Quanto à estrutura física, além das salas de aula já existentes, um estúdio de TV está em fase de construção na Central de Comunicação, no Câmpus I, que servirá para a produção dos conteúdos das videoaulas.

Semipresencial

Como já dito, os cursos serão realizados na modalidade de ensino semipresencial ou híbrida, que constitui uma das tendências mais fortes na educação em todos os níveis, principalmente no superior. Nessa modalidade, as aulas expositivas são transferidas para o ambiente virtual de aprendizagem na forma de videoaulas, leitura de textos do professor e de artigos científicos, fóruns de discussão e avaliações.

“Os encontros presenciais continuam acontecendo e, na verdade, são ainda mais valorizados, uma vez que devem ser pensados como uma forma de proporcionar uma experiência completamente diferente de uma aula expositiva clássica, usando metodologias ativas, atividades práticas e simulações de situações reais. Como o modelo é de ‘sala de aula invertida’, o aluno chega ao encontro presencial já dominando o conteúdo, inclusive tendo passado por avaliações”, revelou o Prof. Dr. Estêvão Zilioli.