CENTRAL DE NOTÍCIAS DA FAI - Faculdades Adamantinenses Integradas (www.fai.com.br)

Alunos da Residência Multiprofissional da UniFAI visitam projeto de extensão em Equoterapia

A visita ocorreu na última quinta-feira, 28

Quinta-Feira, 5 de Julho de 2018

Por Jesana Lima - Colaborou: Prof. Me. Matheus Parra

Alunos de Residência Multiprofissional durante visita no projeto \\\"Passos que Curam\\\"
Foto de Arquivo Pessoal

Na última quinta-feira, 28, os alunos do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e Atenção Básica do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), realizaram uma visita  ao projeto terapêutico “Vida Nova” da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de Adamantina.

 

A visita tinha como objetivo conhecer o projeto da Pró-Reitoria de extensão da UniFAI em equoterapia “Passos que Curam”, que ocorre por meio de uma parceria com a APAE, atendendo pacientes semanalmente, do município e região com diversas patologias como, lesões medulares, paralisias cerebrais, disfunções musculoesqueléticas, autismo e transtornos mentais.

 

Atualmente 28 usuários com diagnósticos de deficiência intelectual e transtorno global do desenvolvimento, são atendidos semanalmente recebendo toda supervisão necessária na realização das suas atividades de vida diária e socialização.

 

Além da APAE, o projeto atende outras entidades parceiras, dentre elas o PAI nosso LAR e o Lar dos Velhos e conta com uma equipe técnica especializada, por auxiliares de enfermagem, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e serviço social, sob coordenação da enfermeira Lilian Germano Parra e supervisão do Prof. Me. Matheus Campos Garcia Parra.

 

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

O programa de Residência Multiprofissional teve início no mês de março deste ano, na modalidade de ensino de pós-graduação pela UNIFAI em parceria com o Ministério da Saúde.

 

O programa terá duração de 24 meses, composto por 06 residentes, com formato de regime de exclusividade e com atividades distribuídas entre estratégias teóricas e práticas.

 

Essas atividades estão sendo desenvolvidas, nas dependências do Centro Universitário e da Rede de Atenção Básica à Saúde do Município de Adamantina sob acompanhamento de docentes e preceptores.