Fechar X

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCENCIA NA FAI


PIBID - 2014 - 2018 - CAPES - FAI


Depois do período agosto-2012-dezembro-2013, tendo o PIBID-CAPES-FAI cumprido a “fase heróica” de um Programa de Iniciação à Docência, iniciamos aos três dias de março de 2014 a “fase de sistematização” e, paralelamente, a de “vivência” de um novo Programa de Iniciação à Docência, agora tendo de ser administrado pela Instituição com maior rigidez.


Uma das novidades do Programa refere-se à inserção de um Subprojeto Interdisciplinar e com ele o PIBID-CAPES-FAI reforça sua ação social através de expansão de suas atividades para Escolas das Redes Estadual e Municipal da região de Adamantina. Assim, por esta perspectiva, a Direção Geral da FAI aprofundará sua atuação no sistema escolar rumo ao aumento do número de habilitados para o exercício na docência nas áreas das licenciaturas. Conta, ainda, este Programa com integral apoio da Diretoria Regional de Ensino, sediada em Adamantina.


A partir de 2014 o PIBID-CAPES-FAI atuará, inicialmente, com uma tecnologia de informação aprimorada e dando aos Coordenadores de Área, Professores-Supervisores e Bolsistas, num total de 420 Bolsistas de Iniciação a Docência, condições de agirem com maior dinamismo pedagógico em suas funções. A experiência adquirida na “fase heróica” serve para depuração de horizontes científicos capazes de auxiliarem o desenvolvimento da aprendizagem nas Escolas integrantes do Programa, estimulando os docentes em efetivo exercício nos sistemas escolar municipal e estadual a revitalizarem suas ações e dando impulso para o projeto profissional de cada Bolsista atuante no Programa PIBID.


Visando inserir o conceito de produtividade nas ações o PIBID-FAI contabiliza no Programa PIBID 2014-2018 7 Subprojetos, 21 Coordenadores de Área e 84 Professores-supervisores da Rede Estadual e Municipal. Saliente-se a importância do Programa contar agora com três Coordenadores de área de gestão de processos educacionais e um Coordenador Institucional, capacitando-se o Programa PIBID-FAI a ser supervisionado in loco e à distância pelo uso de moderníssima linguagem de informação e armazenamento de dados.


Tem o PIBID-FAI plena consciência da responsabilidade das Faculdades Adamantinenses Integradas junto aos seus deveres com o Estado dentro da política educacional para a Educação Básica e agirá harmonizando-se dentro do Projeto Político da Instituição Escolar para colaborar de modo integral para o aceleramento da aprendizagem da população estudantil abrangida.


A realização de eventos científicos, em âmbito regional, estadual e nacional, convergirá para uma troca de experiências do PIBID-FAI com outros Programas no Brasil. Prevê-se nas fases de “sistematização e vivência” lançar-se em 2014 um alicerce teórico e didático voltando-se a perspectivas de elaboração de produtos capazes de realimentarem os potenciais cognitivos disperso nos sistemas escolares do Município e do Estado.


No conjunto, pretende-se colocar o Bolsista de Iniciação à Docência numa perfeita integração social e científica com o Coordenador de Área e o Professor-supervisor para orientação profissional, enquanto alicerce de um projeto de vida na sociedade determinado pelo real conhecimento do que ocorre no sistema escolar e no projeto político das escolas.


Os usuários do site PIBID-FAI poderão vislumbrar, no decorrer deste ano, o esforço do PIBID para colaborar com o progresso político, educacional e científico da alfabetização no Brasil.


Prof. Dr. Orlando Antunes Batista
Coordenador Institucional