ATIVIDADES DE HISTÓRIA

Projeto AFRICA-NOVO OLHAR

Escola:
EE PROFº DURVALINO GRION

Objetivo da Atividade:

O projeto História da África no Currículo Escolar, vem atender os propósitos expressos na indicação CNE/CP 06/2002, bem como regulamentar a alteração trazida à Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pela Lei 10639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Um projeto que proponha uma discussão envolvente sobre identidade cultural entre culturas diferentes construindo uma reflexão acerca do homem, tanto no que abrange a sua individualidade, quanto a sua posição no âmbito social e coletivo, além de proporcionar a pesquisas sobre a cultura afro-brasileira em suas mais variadas manifestações, dentro de uma perspectiva abrangente, ou seja, de modo a entrelaçar as diversas linhas do conhecimento: Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes, Educação Física entre outras.

A escola enquanto instituição social é responsável por assegurar o direito a educação a todo cidadão deverá se posicionar politicamente, contra toda e qualquer forma de discriminação.

 

Objetivos geral: Trabalhar a questão da diversidade cultural entre Brasil e África, num processo de identificação com as nossas identidades culturais, com o intuito de resgatar a cidadania.

 



Descrição da Atividade:

O PROJETO AFRICA-NOVO OLHAR envolveu toda a escola e disciplinas, partindo de uma orientação técnica que ocorreu no início do ano pela DE de Adamantina, junto com os professores de História e os coordenadores. A partir daí foi elaborado um plano para constar no Projeto Africa, que determinou as seguintes atividades:

  • construção de mapas: localização geográfica do continente e dos países africanos;
  • identificação dos países africanos de Língua Portuguesa;
  • oficina de arte- pesquisa e criação de máscaras africanas;
  • pesquisa sobre: moda, culinária, religião, danças entre outros;
  • sondagem por questionários: intimidade dos alunos com a questão étnica;
  • desenhos infantis com personagens negros;
  • leitura de textos/poemas – “O negro em verso” da cultura africana com exposição de um painel artístico;
  • leitura do livro: “Do outro lado tem segredos” – Ana Maria Machado;
  • filmes/documentários (“Vista Minha Pele”, “Cidades dos Homens”, “Hotel Ruanda”);
  • músicas e instrumentos afro-brasileiros;
  • produção de pinturas em paredes com as temáticas afro-indígenas;
  • oficinas de teatro para alunos dos ensinos fundamental e médio;
  • capoeira.

 



Resultado Alcançado:

META:  Abranger 100% dos alunos da escola (Ensino Fundamental e Médio), toda equipe escolar

Considerações Finais:

No final do projeto, os alunos  organizaram os conhecimentos que adquiriram expondo os trabalhos realizados no segundo semestre culminando com o “Dia da Consciência Negra”, no mês de novembro

 



Periodo:
02/10 a 27/11/2014

Responsável:
REGINA CÉLIA CAVACCINI DA SILVA

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