O projeto História da África no Currículo Escolar, vem atender os propósitos expressos na indicação CNE/CP 06/2002, bem como regulamentar a alteração trazida à Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pela Lei 10639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Um projeto que proponha uma discussão envolvente sobre identidade cultural entre culturas diferentes construindo uma reflexão acerca do homem, tanto no que abrange a sua individualidade, quanto a sua posição no âmbito social e coletivo, além de proporcionar a pesquisas sobre a cultura afro-brasileira em suas mais variadas manifestações, dentro de uma perspectiva abrangente, ou seja, de modo a entrelaçar as diversas linhas do conhecimento: Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes, Educação Física entre outras.
A escola enquanto instituição social é responsável por assegurar o direito a educação a todo cidadão deverá se posicionar politicamente, contra toda e qualquer forma de discriminação.
Objetivos geral: Trabalhar a questão da diversidade cultural entre Brasil e África, num processo de identificação com as nossas identidades culturais, com o intuito de resgatar a cidadania.
O PROJETO AFRICA-NOVO OLHAR envolveu toda a escola e disciplinas, partindo de uma orientação técnica que ocorreu no início do ano pela DE de Adamantina, junto com os professores de História e os coordenadores. A partir daí foi elaborado um plano para constar no Projeto Africa, que determinou as seguintes atividades:
META: Abranger 100% dos alunos da escola (Ensino Fundamental e Médio), toda equipe escolar
Considerações Finais:
No final do projeto, os alunos organizaram os conhecimentos que adquiriram expondo os trabalhos realizados no segundo semestre culminando com o “Dia da Consciência Negra”, no mês de novembro
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