EVENTOS PIBID-FAI

III ENCONTRO NACIONAL DO PIBID/FAI - 2015

Informações:

O III Encontro Nacional do PIBID das Faculdades Adamantinenses Integradas vem caracterizado nestes Anais com uma preocupação voltada para o combate à Redundância dentro do processo de cognição!Em primeiro lugar adentra o Cognitivismo ciente da necessidade de se fortalecer dentro do Currículo em evidência em cada Escola e dentro da pedagogia da Rede Municipal e da Estadual de Ensino. Por isto, cada Subprojeto vem estabelecendo uma autoanálise de suas diretrizes e da qualidade de cada Ação convertida em Experiência para efetivar ainda mais o conteúdo previsto no currículo escolar.Cabe ao Educador realizar a mediação na construção do conhecimento e, por isto, o processo de “formação do Professor” não poderá desprezar a preocupação com o modelo teórico a ser usado na sala de aula. Daí a atenção projetada pela Coordenação do PIBID/FAI na depuração das ações a serem executadas nas Escolas e passarem elas a serem portadoras de profundos valores de Significação tanto para o aluno na sala de aula, para o Professor Supervisor, o Coordenador das Ações no Subprojeto e principalmente para o Bolsista de Iniciação à Docência. Sob qual prisma didático tornar uma Ação interessante dentro do Currículo e servir ela de ferramenta para se delinear um promissor perfil de Educador? Acreditamos estar consignado nestes Anais o papel do filtro advindo do emprego de um esforço para tornar a Ciência cada vez mais inserida numa Ação dentro da Escola. Pelo tom discursivo das experiências arroladas em cada Subprojeto, o leitor, seja ele leigo ou um Educador, terá condições de julgar o esforço do PIBID/FAI em se integrar dentro da filosofia exigida por um Programa educacional.Não podemos descartar o eixo existencial voltado para a promoção do conceito de Pessoa, quando os Bolsistas batalharam para envolver os alunos dos níveis Fundamental e Médio de uma aura onde a Saúde Pública veio à toma impregnada de Ciência e contribuiu para a socialização do Conhecimento sob diversas linguagens. Notar-se-à, então, um esforço dos Coordenadores de Subprojetos em se adaptarem aos Currículos das Escolas.Quanto à atenção dada ao Sistema educacional, caracterizamos na seleção dos trabalhos o enfoque dado aos níveis de ensino integrantes do Programa PIBID, quando a Educação Básica se envolve com o Ensino Fundamental e o Médio. Pelo grau de intensidade temática o leitor destes Anais deduzirá da atenção fornecida pela Coordenação do PIBID/FAI à execução das Ações nas Escolas integrantes do Programa, ora auto-avaliadas pela dinâmica visualizada pelo tom dos conteúdos exibidos nos tipos de resumos arrolados no volume de 2015.Alertamos o leitor a vislumbrar na diagramação destes Anais a preocupação com a qualidade temática e atentar para o grau de correção lingüística empreendido para o PIBID/FAI se enquadrar dentro de um dos mais importantes itens compreendidos pelo Programa PIBID: a paixão pelo Estilo e seu papel na habilitação de um Educador, tornando a sua linguagem mais portentosa para edificar uma Didática duradoura no perfil do Bolsista de Iniciação à Docência



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