EVENTOS PIBID-FAI

V ENCONTRO PIBID/CAPES/UNIFAI - 2017

Informações:

Depois do período agosto-2012-dezembro-2013, tendo o PIBID-CAPES-UNIFAI cumprido a “fase heroica” de um Programa de Iniciação à Docência, iniciamos, em março de 2014, a “fase de sistematização” e, paralelamente, a de “vivência” de um novo Programa de Iniciação à Docência, continuando a ser administrado pela Instituição com maior rigidez. No conjunto, pretendeu-se colocar o Bolsista de Iniciação à Docência numa intensificar a integração social e científica com o Coordenador de Área e o Professor-supervisor para orientação profissional, enquanto alicerce de um projeto de vida na sociedade determinado pelo real conhecimento do Sistema Escolar e do Projeto Político das Escolas. Uma prova das tentativas para alcançar a eficiência da ação na “fase construtivista” está evidenciada pelo incentivo dado à participação dos Bolsistas de Iniciação à Docência no V ENCONTRO NACIONAL DO PIBID, ocorrido a partir de 2013 e sem interrupção atingindo o ano de 2017. A decisão de fazer uso da estratégia de publicar os Anais veio particularizar o PIBID-UNIFAI no cenário da Aprendizagem e dando ênfase para o Programa colocar o Bolsista de Iniciação à Docência exercitando ainda mais o seu potencial. Consideramos valiosa a experiência adquirida pela execução das ações no campo da Didática para incentivar o futuro Educador a pesquisar novas dinâmicas rumo ao enriquecimento curricular e aprender a avaliar as deficiências de aprendizagem na sala de aula. Definimos o alcance de um crescimento teórico em 2017, deixando entrever um horizonte promissor para este tipo de ação dentro do Programa. A presença do pesquisador renome internacional Prof. Dr. Adrian Oscar Dongo Montoya, integrante do quadro da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília, voltado para a teorização do Construtivismo envolveu a apresentação da teoria sob o título Definição do conceito de Construtivismo e revitalização da aprendizagem, vindo ao encontro das questões vivenciadas pelos Bolsistas diante da crise da Didática nos sistemas públicos de ensino na Educação Básica. A Coordenação do PIBID-UNIFAI participou da distribuição dos volumes dos Anais desde o início para fortalecer junto às Escolas a importância do Programa e se integrando a cada tipo de Bolsista. Vale a ressalva de enviarmos, anualmente, aos principais Órgãos envolvidos com a Educação os volumes para conhecimento na Região, Estado e Brasil. Neste último ano do Programa, registramos a aprovação de recursos financeiros para a execução do V Encontro Nacional pela Coordenação de Educação Básica da CAPES. Sendo uma das novidades do Programa no Centro Universitário de Adamantina, o V ENCONTRO NACIONAL DO PIBID ainda contou com o III FESTIVAL DIDÁTICO-CULTURAL destinado só para os Bolsistas da UNIFAI, reforçando sua ação pedagógica no plano social através de expansão de suas atividades para as Escolas das Redes Estadual e Municipal da região de Adamantina e Tupã. Pelo conceito de produtividade, o PIBID-FAI contabilizou no Programa PIBID 2014-2018 7 Subprojetos, 21 Coordenadores de Área e 84 Professores-supervisores da Rede Estadual e Municipal e 420 Bolsistas de Iniciação atuando no Festival, com uma ação desenvolvida entre equipes atuando nos Subprojetos das Escolas. Ainda dentro do plano administrativo registramos o fato de ter sido mantida a mesma Equipe Gestora desde o início do Programa em Adamantina, fato a ser considerado por nós um destaque na ação pedagógica. Com mais esta publicação dos Anais, agora indexado no ISBN, o PIBID-UNIFAI registra a intenção de expandir o grau de responsabilidade do atual Centro Universitário de Adamantina junto aos seus deveres com o Estado, dentro da política educacional para a Educação Básica e agiu harmonizando-se dentro do Projeto Político agora fazendo parte dos ordenamentos jurídicos da UNIFAI, para melhor inserção da Instituição na Escola Estadual e Municipal visando colaborar de modo integral para o aceleramento da aprendizagem da população estudantil abrangida pelas Redes Estadual e Municipal de Ensino. Para o sucesso do PROGRAMA PIBID na UNIFAI, enfocamos a importância da Reitoria do Centro Universitário de Adamantina ter se preocupado em manter a contrapartida fielmente para a contínua ação do PIBID-UNIFAI, assessorando, integralmente, do ponto de vista financeiro, as ações de políticas administrativas da Equipe Gestora visitando periodicamente as Escolas, além de colocar-se à disposição para o custeio de locomoção dos Coordenadores de Área para as Escolas. A realização deste evento científico, em âmbito regional, convergiu para uma troca de experiências do PIBID-UNIFAI com as redes públicas de ensino. Provido de experiência nas fases “heroica” e de “sistematização e vivência” lançou-se, a partir de 2014 um alicerce teórico e didático voltando-se às perspectivas de elaboração de produtos capazes de realimentarem os potenciais cognitivos disperso nos sistemas escolares do Município e do Estado na Região. Lentamente, passamos para uma técnica de ação denominada estrategicamente de “fase construtivista”, com a Coordenação do Programa, mantendo visitas contínuas e sistêmicas a todos os diretores de Escolas filiadas ao Programa para incentivar a participação no V Encontro e no III Festival. Não poderemos negar o valor do PIBID para a solidificação de um projeto de futuro para uma nação e durante todas as crises pelas quais a política pública de alfabetização afligiu a permanência do PIBID no Brasil o Centro Universitário de Adamantina responde criteriosamente aos anseios do ideal da Educação e foram mantidos todos os Subprojetos instalados desde o início, em 2014! A Equipe encerra o Projeto 2014-2018 tendo plena consciência do dever cumprido, fato a ser corroborado pela leitura atenta de mais este volume dos Anais do V ENCONTRO NACIONAL DO PIBID. Anota-se ainda o valor da experiência adquirida pela Equipe Gestora ao aperfeiçoar uma Tecnologia de Informação destinada a propiciar economia e rentabilidade na integração entre os tipos de Bolsistas e agilizando a distribuição de materiais pedagógicos solicitados pelos Subprojetos. Vale acrescentar, a quantidade de produtos gerados em todos os Subprojetos e nas ações da Coordenação Institucional do Programa demonstra a certeza de ser a intenção construtivista exercitada ao máximo e o Centro Universitário de Adamantina sentir-se tranquilo quanto ao percurso percorrido dentro das experiências científicas e culturais vivenciadas no PIBID-UNIFAI!



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