EVENTOS PIBID-FAI

III FESTIVAL DIDÁTICO CULTURAL - 2017

Informações:

Depois do período agosto-2012-dezembro-2013, tendo o PIBID-CAPES-FAI cumprido a
“fase heroica” de um Programa de Iniciação à Docência, iniciamos em março de 2014
a “fase de sistematização” e, paralelamente, a de “vivência” de um novo Programa
de Iniciação à Docência, agora tendo de ser administrado pela Instituição com maior
rigidez.
No conjunto, pretendeu-se colocar o Bolsista de Iniciação à Docência numa perfeita
integração social e científica com o Coordenador de Área e o Professor-supervisor
para orientação profissional, enquanto alicerce de um projeto de vida na sociedade
determinado pelo real conhecimento do que ocorre no sistema escolar e no projeto
político das escolas. Uma prova da eficiência da ação na fase construtivista está
evidenciada pela participação dos Bolsistas de Iniciação nos I, II e III FESTIVAL
DIDÁTICO-CULTURAL, ocorrido a partir de 2015 e sem interrupção. Vale ressaltar: não
encontramos em nenhum Encontro Nacional do PIBID no Brasil evento semelhante,
desde 2012!
A decisão de fazer uso desta estratégia na Didática veio particularizar o PIBID-UNIFAI
no cenário da Aprendizagem e dando ênfase para o Programa colocar o Bolsista de
Iniciação à Docência exercitando ainda mais o seu potencial. Consideramos valiosa
a experiência adquirida no campo da Didática para incentivar o futuro Educador a
pesquisar novas dinâmicas para o enriquecimento curricular e aprender a avaliar as
deficiências de aprendizagem na sala de aula.
Em relação ao II Festival Didático-Cultural, ocorrido em 2016, tivemos um crescimento
em 2017, deixando entrever um horizonte promissor para este tipo de ação dentro do
Programa.
A Coordenação do PIBID-UNIFAI participou da distribuição dos volumes dos Festivais
e se integrando a cada Escola quando da publicação de cada edição do Festival,
prestigiando cada aluno da Escola em sua atuação artística.
Sendo uma das novidades do Programa no Centro Universitário de Adamantina, o
Festival reforçou sua ação social através de expansão de suas atividades para além das
Escolas das Redes Estadual e Municipal da região de Adamantina e Tupã. Assim, com a
integração da Família no Evento a Coordenação do PIBID aprofundou sua atuação no
sistema escolar, dando á sociedade da Região uma satisfação perante o plano financeiro
injetado no Programa.
O Festival contou sempre com integral apoio das Diretorias Regionais de Ensino,
sediadas em Adamantina e Tupã, além de todas as Secretarias Municipais de Educação.
Pelo conceito de produtividade, o PIBID-FAI contabilizou no Programa PIBID 2014-
2018 7 Subprojetos, 21 Coordenadores de Área e 84 Professores-supervisores da Rede
Estadual e Municipal e 420 Bolsistas de Iniciação atuando no Festival, com uma ação
desenvolvida entre equipes atuando nos Subprojetos das Escolas.
Com mais esta publicação dos Anais do III FESTIVAL DIDÁTICO-CULTURAL, o PIBIDUNIFAI
registra a intenção de expandir o grau de responsabilidade do atual Centro
Universitário de Adamantina junto aos seus deveres com o Estado, dentro da política
educacional para a Educação Básica e agiu harmonizando-se dentro do Projeto Político
agora fazendo parte dos ordenamentos jurídicos da UNIFAI, para melhor inserção da
Instituição na Escola Estadual e Municipal visando colaborar de modo integral para o
aceleramento da aprendizagem da população estudantil abrangida pelas Redes Estadual
e Municipal de Ensino.
A realização deste evento científico, em âmbito regional, convergiu para uma troca de
experiências do PIBID-UNIFAI com as redes públicas de ensino. Provido de experiência
nas fases “heroica” e de “sistematização e vivência” lançou-se, a partir de 2014 um
alicerce teórico e didático voltando-se às perspectivas de elaboração de produtos
capazes de realimentarem os potenciais cognitivos disperso nos sistemas escolares do
Município e do Estado na Região. Lentamente, passamos para uma “fase construtivista”,
com a Coordenação do Programa mantendo visitas contínuas e sistêmicas a todos os
diretores de Escolas filiadas ao Programa para incentivar a participação no Festival.
Não poderemos negar o valor do PIBID para a solidificação de um projeto de futuro
para uma nação e durante todas as crises pelas quais a política pública de alfabetização
afligiu a permanência do PIBID no Brasil o Centro Universitário de Adamantina
responde criteriosamente aos anseios do ideal da Educação e foram mantidos todos os
Subprojetos instalados desde o início, em 2014! A Equipe encerra o Projeto 2014-2018
tendo plena consciência do dever cumprido, fato a ser corroborado pela leitura atenta
de mais este volume dos Anais do III FESTIVAL DIDÁTICO CULTURA.
Vale acrescentar, a quantidade de produtos gerados em todos os Subprojetos e nas
ações da Coordenação Institucional do Programa demonstra a certeza de ser a intenção
construtivista plenamente executada e o Centro Universitário de Adamantina sente-se
tranquilo quanto ao percurso percorrido dentro das experiências científicas e culturais
vividas no PIBID-UNIFAI!
Temos o dever de registrar a atuação do Centro Universitário de Adamantina cumprindo
à risca e, muitas vezes além de sua participação burocrática, na contrapartida do
Convênio com a CAPES, para oferecer a efetiva cobertura material e financeira para o
fiel cumprimento de um ideal exigido por um Projeto Educacional.



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