FAI protocola projeto de bolsas de estudos para os cursos de licenciatura

FAI protocola projeto de bolsas de estudos para os cursos de licenciatura

Procura por esses cursos tem aumentado no país; instituição fornece sete graduações

12/01/12, às 00h00

Priscila Caldeira e Jesana Lima

Revisão de: Priscila Caldeira

Imprimir


Após um período de desvalorização, os cursos de licenciaturas estão voltando a ter destaque no Brasil. A profissão é uma das mais promissoras do país, principalmente a nível salarial, onde o professor pode chegar ao auge da carreira ganhando R$6mil.

A FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) disponibiliza sete cursos de licenciatura sendo eles, Letras, Geografia, História, Pedagogia, Matemática, Educação Física e Ciências Biológicas, além de contar com um diferencial: o ISE (Instituto Superior de Educação), que é um órgão responsável por gerenciar todas as licenciaturas.

Durante a entrevista concedida à equipe de reportagem da FAI, o diretor geral da instituição, professor doutor Márcio Cardim, falou da novidade em que os alunos de licenciatura poderão ter em 2012. Segundo ele, um projeto de bolsas de estudo já foi protocolado e encaminhado à FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), responsável por viabilizar a execução das políticas educacionais definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

“Nós estamos desenvolvendo uma política na procura de bolsas de estudos. Ao todo, 235 bolsas foram solicitadas à Secretaria da Educação, principalmente para os cursos de licenciatura. Foram requeridas 25 bolsas para cada um dos sete cursos oferecidos pela faculdade. Acredito que o governo deve incentivar as instituições municipais concedendo esse número significativo de bolsas”, explica.

De acordo com o vice-diretor da FAI, professor doutor Wendel Cleber Soares, também foi protocolado em 28 de dezembro o pedido de 37 bolsas Alfabetização para o curso de Pedagogia. “Cada uma gira em torno de R$700”, ressalta. Além dessa solicitação, os dirigentes buscam o Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) – que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas – e o PROIMES (Programa de Apoio à Educação Superior nas Instituições Municipais de Ensino Superior), que visa a busca por bolsas de estudos a nível estadual e federal.

Segundo Cardim, o objetivo dos cursos de licenciatura é formar profissionais para atuar na rede de ensino fundamental e médio e, através do ISE, ter a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, trabalhando a prática nas salas de aula.

“O objetivo do ISE é integralizar os cursos de licenciatura proporcionando ao aluno da FAI um melhor conteúdo, tanto teórico quanto prático, através dos estágios supervisionados. A experiência prática prepara o graduando para lidar com situações que podem ocorrer no dia a dia”, afirma.

<b>ISE</b>

O Instituto Superior de Educação foi criado em 2006 com a intenção de promover a integralização das licenciaturas existentes da FAI e melhorar a qualidade de formação dos futuros professores, além de promover a interdisciplinaridade. Atualmente o instituto tem como diretora, a professora mestre e coordenadora dos cursos de Letras, Geografia, História, Pedagogia e Matemática da FAI, Simone Leite Andrade.

“Há muito tempo todos procuram uma fórmula mágica para que o professor saia bem preparado para o ensino básico. Então, considerando que existia uma distância entre o perfil do professor que a realidade está exigindo e criando, a FAI acreditou na possibilidade de atender a esse novo cenário através desse projeto que seria capaz de apresentar um novo caminho, integralizando o processo formativo dos futuros professores, extinguindo aquela fragmentação em que se encontravam as licenciaturas. Hoje se promove essa troca de experiências através do Instituto Superior de Educação”, diz Simone.

A professora destaca que não cabe aos cursos de licenciaturas apenas ampliar o número de professores, mas sim inserir na formação destes profissionais uma “consciência política” que vá permitir a eles pensar num projeto educacional e social com bases democráticas, consolidando o senso crítico para desenvolver nessa nova realidade uma prática que vá além da escola.

Aos interessados nos cursos de licenciatura disponibilizados pela instituição, as inscrições continuam abertas para o vestibular, que será realizado no próximo dia 29, às 13h30 no campus II da FAI. Mais informações pelo telefone (18) 3502-7076.

assets/js/main.js?v=1751306904