
FAI realiza palestras para alunos de História e Matemática no campus I
FAI realiza palestras para alunos de História e Matemática no campus I
Estudantes receberam a visita de dois profissionais de destaque na sociedade
24/08/12, às 11h08
Wesley Colati estagiário Jornalismo FAI e Priscila Caldeira
Revisão de: Priscila Caldeira
No dia 23 de agosto a FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) recebeu o chefe da agência do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) de Adamantina, João Carlos Rodrigues, e o Prof. Mário Luiz Amorim da Silva para ministrarem uma palestra aos alunos dos cursos de História e Matemática.
A palestra de João Carlos começou às 19h30 e teve duração de uma hora e meia. Durante esse tempo, ele abordou temas pertinentes a micro-região da agência do IBGE de Adamantina, analisou dados estatísticos das características demográficas, como o crescimento populacional, natalidade e mortalidade. Além disso, o profissional falou também sobre os efeitos da longevidade para a região e da expansão urbana.
Logo em seguida, por volta das 21h, o professor Mário Luiz explicou sobre a União Europeia e fez exposições de fotos de diversos países europeus. Ele é poliglota e graduado em Letras com habilitação em espanhol.
Atualmente Mário é leitor brasileiro subsidiado pela CAPES (Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do Departamento Cultural na divisão de Promoção da Língua Portuguesa do Ministério de Relações Exteriores da Universidade de Zagreb, na Croácia.
O geógrafo José Aparecido dos Santos, professor doutor que ministra a disciplina de Geografia Humana, esteve presente nas palestras e considerou interessantes os assuntos abordados por Mário e por João Carlos.
“Ele expôs algumas situações específicas da Croácia no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), que é uma rede mundial de avaliação de desempenho escolar. Passou os dados daquele país e os do Brasil e colocou algum aspecto histórico da Croácia, que conseguiu sua emancipação em 1995. Isso enriquece muito os alunos que têm o contato com alguém que vive na Europa e que faz um trabalho cultural na Embaixada”, afirmou.
As palestras foram realizadas no campus I da FAI, na sala cinco. Os alunos que participaram das atividades receberão certificados de presença com o total de quatro horas que poderão ser usadas para o quadro de atividades complementares exigidos pela faculdade.