
Ex-aluna da FAI conclui mestrado e sua tese será levada a estudo na CETESB
Ex-aluna da FAI conclui mestrado e sua tese será levada a estudo na CETESB
A graduada em Engenharia Ambiental, Daniele Mozzini da Silva, demonstrou em pesquisa o emprego do lodo de curtume para a produção de mudas de reflorestamento de espécies florestais nativas e exótica
18/02/13, às 09h02
Priscila Caldeira, com a colaboração do prof. Igor Terraz
A ex-aluna do Curso de Engenharia Ambiental da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), Daniele Mozzini da Silva, concluiu o mestrado em Agronomia pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente), em 18 de dezembro de 2012. Os resultados obtidos com a pesquisa foram tão significativos que a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) se interessou pelo trabalho.
A agência ambiental pretende se reunir com a aluna e seu orientador a fim de discutir a possibilidade e conveniência de alteração da Resolução P4.233. Essa norma já regulamenta o uso do resíduo, só que em proporção mais elevada.
A dissertação de mestrado teve como objetivo avaliar o emprego do lodo de curtume – que atualmente é descartado em aterros – como componente de substrato comercial para a produção de mudas de reflorestamento de quatro espécies florestais nativas (Angico vermelho e branco, Mutamba e Aroeira) e uma exótica (Eucalipto).
Segundo a mestra, a utilização do lodo de curtume na agricultura tem sido uma alternativa sustentável.
Através dos estudos feitos em campo, Daniele conseguiu demonstrar que é possível propiciar o bom desenvolvimento de diferentes espécies nativas e exóticas com a mistura de um percentual bem menor de lodo, poupando, assim, mais o solo.