
Novo coordenador assume Enfermagem na FAI com olhar inovador
Novo coordenador assume Enfermagem na FAI com olhar inovador
Egresso da FAI e 1º Tenente da Aeronáutica, Prof. Dr. Fabio Antonio Venancio tem como objetivo liderar o curso com foco em formação prática e cuidado humanizado
28/07/25, às 14h23
Jesana Lima MTb 75.651/SP
Revisão de: Jesana Lima - MTb 75.651/SP
O curso de Enfermagem do Centro Universitário de Adamantina (FAI) inicia um novo capítulo com a chegada do seu novo coordenador, Prof. Dr. Fabio Antonio Venancio. Egresso da própria instituição, ele retorna à FAI para liderar o curso que marcou o início da sua trajetória acadêmica, agora com ainda mais experiência e compromisso com a qualidade da formação em saúde.
Com mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e também graduado em Estatística, Fabio Antonio Venancio consolidou uma carreira voltada à pesquisa científica. Ao longo desse percurso, desenvolveu pesquisas científicas com repercussão internacional, o que lhe possibilita, atualmente, atuar como revisor de periódicos científicos de alto impacto na área médica.
Além da vivência acadêmica, o professor traz a disciplina e a liderança da carreira militar. Como 1º Tenente da Força Aérea Brasileira, coordenou o setor de Enfermagem do Esquadrão de Saúde em Campo Grande (MS), sempre com o compromisso de servir à Pátria, atuando em missões estratégicas com foco no cuidado em contextos complexos e desafiadores.
“Recebi o convite com muita alegria e responsabilidade. Voltar à FAI, agora como coordenador, é mais que um cargo: é uma missão. A instituição foi essencial na minha formação, e quero retribuir contribuindo para o fortalecimento do curso”, afirma o professor.
Entre os principais objetivos de sua gestão, estão o estreitamento dos vínculos com os serviços de saúde do município e da região, a valorização da prática nos campos de estágio e o estímulo à pesquisa e extensão com impacto social. Fábio Venancio defende uma gestão participativa, pautada no diálogo com estudantes, professores e equipe técnica.
Para ele, os desafios que o cenário da saúde impõe são também oportunidades. “Vivemos tempos de transformação tecnológica e novas exigências no sistema de saúde. Precisamos inovar nas práticas pedagógicas, formar profissionais comprometidos com o cuidado ético e humanizado, e manter nossa identidade acadêmica viva e atuante”, destaca.
Com um olhar estratégico, sensível e inovador, o Prof. Dr. Fabio Antonio Venancio reforça seu entusiasmo nesta nova etapa: “Estou à disposição para construir, junto à comunidade acadêmica, um curso cada vez mais forte, conectado com as reais demandas da sociedade”.